
A pneumonia atípica é causada pela bactéria Mycoplasma e costuma ser mais branda que a apresentação tradicional da condição, tendo como principal sintoma a tosse.
O número de casos de pneumonia aumentou no Brasil em 2024. Embora sejam poucos os hospitais que têm dados sobre o tipo da doença, dados dos que têm e relatos de profissionais de saúde indicam que a alta está ligada à forma silenciosa ou atípica da doença. Ela causa sintomas mais brandos que os quadros tradicionais de pneumonia, o que pode levar à demora em procurar atendimento.
O Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, é um dos serviços que registrou aumento do número de casos de pneumonia no ano de 2024. A pesquisa de agentes etiológicos, que mostra o micróbio causador da doença, mostrou aumento significativo da bactéria Mycoplasma pneumoniae, que está associada aos casos de pneumonia atípica.
De acordo com o infectologista David Uip, diretor nacional de Infectologia da Rede D’Or, que conta com 69 hospitais, localizados em 13 unidades da federação, houve aumento expressivo no número de casos de pneumonia em todos os hospitais da rede, incluindo dos casos atípicos.
Foto: FreePik